sábado, 7 de janeiro de 2012

SEMINARIO DE POETICAS ORAIS/ PROJETO CARTOGRAFIAS

II SEMINÁRIO BRASILEIRO DE POÉTICAS ORAIS: métodos, acervos, cartografias

&

                ENCONTRO INTERMEDIÁRIO DO
GT DE LITERATURA ORAL E POPULAR DA ANPOLL


SALVADOR, 31.08, 01 e 02.09.2011


APRESENTAÇÃO


O II Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: métodos, acervos, cartografias dará continuidade às discussões iniciadas no I Seminário, realizado em outubro de 2010 e sediado na Universidade Estadual de Londrina (PR). O I Seminário, pela própria natureza do evento e a temática abordada, reuniu um bom número de pesquisadores do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Lingüística) que definiram a realização do II Seminário em Salvador-Bahia, Estado sede da atual coordenação do GT (biênio 2011-2012). O objetivo é realizar, junto com o II Seminário Brasileiro de Poéticas Orais, o Encontro Intermediário do GT de Literatura Oral e Popular, de modo a discutir questões comuns e concentrar forças, otimizando tempo e recursos.
A partir do tema definido em Londrina: Métodos, acervos, cartografias, o Seminário pretende discutir questões inerentes aos acervos e métodos de pesquisa para subsidiar o Projeto Rede Cartografia de Poéticas Orais do Brasil, Projeto Integrado aprovado em 2009 e desenvolvido por pesquisadores do GT, em comitês regionais.



OBJETIVOS

O II Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: métodos, acervos, cartografias pretende agregar pesquisadores de várias áreas e instituições do país, professores universitários, graduandos, mestrandos, doutorandos, professores da rede pública e privada, artistas e comunidade.

São nossos objetivos:

            Promover o debate sobre o emprego do texto poético oral no ensino de literatura e na formação do leitor.
            Debater as diferentes abordagens da oralidade no texto literário, de modo a identificar as várias metodologias e referenciais teóricos empregados.
            Analisar os diferentes suportes de circulação do texto poético oral, levando em conta textos tradicionais (como mitos, lendas, contos populares etc.) e de vanguarda (poesia sonora, polipoesia, poesia cibernética).
            Contribuir para a criação do banco de dados do projeto Cartografia de Poéticas Orais do Brasil, por meio do qual pesquisadores e comunidade científica possam ter acesso a textos poético-orais e oriundos de projetos desenvolvidos no Brasil.
            Gerar produtos culturais (como livros), com fins à disseminação dos resultados do evento.
            Favorecer a troca e a circulação dos saberes para além dos muros da academia, com a participação de artistas populares que lidam com as questões da voz.
       Contribuir com o debate acerca das políticas públicas formuladas para as culturas populares e seus impactos na educação.




COMISSÃO ORGANIZADORA

Edil Silva Costa
PRESIDENTE

Frederico Fernandes
Vice Presidente

Vanusa Mascarenhas
SECRETÁRIA



Comissão Científica

Ana Lúcia Liberato Tettamanzy (UFRS)
Andrea Betania da Silva (UNEB)
Arivaldo de Lima Alves (UNEB)
Denise Barata (UERJ)
Frederico Augusto Garcia Fernandes (UEL)
José Guilherme Fernandes (UFPA)
Josebel Akel Fares (UEPA)
Margarete Nascimento dos Santos (UNEB)
Mario Cesar Leite (UFMT)
Silvio Roberto dos Santos Oliveira (UNEB)
Edilene Matos (UFBA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário